Disponível em: http://festaarabe2012.blogspot.com.br/p/curta.html
CAÇADOR NO CINEMA -
COMUNIDADE SÍRIO-LIBANESA DA CIDADE É TEMA DO DOCUMENTÁRIO "TERRA BOA".
Em 1876, em sua passagem pelo Líbano Dom Pedro II disse: "Desejo ver no Brasil o maior número possível de filhos do Líbano e prometo toda proteção e asseguro que voltarão prósperos e felizes".
Imigrantes que vieram da Síria e do Líbano para Caçador terão suas histórias e memórias registradas num filme documentário de curta-metragem. O projeto é fruto do Edital da Fundação Municipal de Cultura de Caçador de 2011 e será produzido pela Novelo Filmes, sediada em Florianópolis.
Em uma narrativa emocionante e envolvente o filme contará, através de depoimentos e lindas imagens, a saga dessas pessoas que apostaram todas as suas fichas ao recomeçarem suas vidas em solo brasileiro e que escolheram viver em Caçador, descrita por eles como "Terra Boa" - expressão que dá título ao documentário. Aqui aprenderam uma nova língua, superaram as barreiras culturais e até religiosas, garantiram seu sustento, construíram família; se naturalizaram brasileiros e se tornaram caçadorenses de coração.
A equipe de filmagem estará em Caçador nas próximas semanas para dar início às gravações. O roteiro e a direção serão de Cíntia Domit Bittar, sócia da Novelo Filmes que, além de ter vivido em Caçador durante sua infância e adolescência, é descendente de imigrantes libaneses.
O filme será gravado em alta definição e finalizado em plataforma digital. Por ser um registro também histórico, DVDs do documentário serão disponibilizados para as bibliotecas e escolas do município, contribuindo para a formação de público e para a educação.
Terra Boa também terá exibição em festivais de Cinema nacionais e internacionais, podendo ser negociado para a TV e Internet. Dessa maneira, o documentário levará o nome de Caçador a diversos espectadores, dando visibilidade a sua história, seu povo e suas ações culturais. Sua primeira exibição, no entanto, será em Caçador, em uma grande confraternização que pretende retomar as Festas das Etnias, tão badaladas na sociedade caçadorense nos anos 90.
A pré-estreia do documentário Terra Boa será no dia 26 de maio na VI Festa Árabe de Caçador. A promoção da Festa é a Associação Cultural Beneficente Sírio-libanesa de Caçador e a Organização desta edição é da família Bittar.
A participação neste evento é por adesão. Os convites estão disponíveis na Panificadora Guarani. A Festa Será na Sede da Reunidas com início às 19h30. Após a apresentaçãodo curta "Terra Boa" haverá jantar típico, Show de danças típicas e baile.
A participação neste evento é por adesão. Os convites estão disponíveis na Panificadora Guarani. A Festa Será na Sede da Reunidas com início às 19h30. Após a apresentaçãodo curta "Terra Boa" haverá jantar típico, Show de danças típicas e baile.
O Documentário foi idealizado pela professora Carmen Barzotto. Carmen é Professora Multiplicadora no NTE de Caçador e professora facilitadora na Sala Informatizada da rede municipal.
Vale a pena ressaltar que a Fundação Municipal de Cultura, incentiva as obras que promovam a Cultura em Caçador e todos os anos abre edital para novos projetos que promovam a melhoria da Cultura para o povo de Caçador, ressalta a presidente interina da Fundação Municipal de Cultura Patrícia Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário